Etiquetas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Origem e evolução do surf

O surf é um desporto aquático, praticado em todos os continentes do mundo, pelo menos naqueles é que o sol brilha e há boas ondas. A sua origem é disputada entre Polinésios e Peruanos, não conseguindo chegar a um acordo.
O mito do surgimento do surf na polinésia advém do rei polinésio Tahito. Descoberto pelos Europeus em 1778 após a chegada do navegador James Cook ao arquipélago do Havai, onde observou os habitantes da ilha a utilizar pranchas de madeira para deslizar sobre as ondas.
Na década de 50 desporto popularizou-se na costa oeste dos Estados Unidos, tornando-se assim uma moda entre a população jovem que frequentava as praias da Califórnia. Nas décadas de 70 e 80 o desporto espalhou-se pelo mundo inteiro originando assim a sua prática profissional e campeonatos com recompensas de valor monetário.
Sem pranchas não haveria surf, portanto o instrumento essencial para a prática do surf conheceu também a sua evolução. Após a 1ª guerra mundial, sentiu-se a necessidade de diminuir o tamanho das pranchas, Tom Blake, surfista e designer de pranchas, fez centenas de furos numa prancha de madeira vermelha tornando-a côncava, isto em 1828, Tom Blake introduziu um estabilizador na parte inferior da prancha, garantido estabilidade, esta quilha que funcionava como estabilizador foi utilizada até á década de 60. Após alguns anos, surgiram pranchas mais pequenas e feitas de madeira de balsa e também designers como Bob Simmons e Joe Quigg. Com o desenvolvimento dos materiais após a 2º guerra mundial e o surgimento da fibra de vidro, Bob Simmons torna-se o primeiro designer a cobrir uma prancha com esta fibra, sobre a madeira de balsa e depois sobre contraplacado. A evolução das pranchas de surf contínua com Bob Mac Tavish, Gorge Greenough e Nat Young que encurtam mais as pranchas, introduzem o V- bottom. A maior evolução dá-se com o desenvolvimento do Poliuretano que alcançou a consistência ideal para a fabricação dos shapes, tornando-se mais pequenas e leves, com rails refinados, swallow tails, canais e etc. … Nos finais da década de 60, George Greenough desenhou quilhas semelhantes às barbatanas de peixes de alta velocidade, finas e mais espessas na frente do que atrás. Desta evolução surgem as triquilhas que juntam a estabilidade de uma single fin com a capacidade de manobras de uma two fins, começa-se também a experimentar pranchas pouco largas e pontiagudas, parecidas com as actuais guns.
A Austrália é o país com o maior número de campeões mundiais e é a sede da ASP (Associação de surfistas profissionais) responsável pela organização dos campeonatos mundiais, mas o actual campeão mundial é o Americano Kelly Slater, que em 2006 se tornou campeão mundial pela oitava vez consecutiva no tour mundial em Mundaka, Espanha.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Biblioteca Alexandrina

Localizada na tão afamada cidade de Alexandria, edifica-se a imponente Bibliotheca alexandrina. 

A ideia inicial da biblioteca foi reviver homenagear a biblioteca da Alexandria, dando-lhe o brilho e imponência de outrora. 
Aberta ao público de 2002, a biblioteca alberga cerca de 400.000 livros, todos eles com acesso à distância de um clique. Actualmente a biblioteca tem visto o seu repertório literário aumentar, com doações e angariações. Pretende-se chegar a um n.º de 1.000.000 de livros inerentes.




Coliseu de Roma

O Coliseu é um anfiteatro construído na época dos romanos. Localiza-se em Roma, construído no ano 72 d.C. e foi concluído no ano 80 d.C. Nele havia lugar para 100 000 espectadores, que iam presenciar as lutas dos gladiadores. 
O Coliseu era igualmente utilizado para expor criaturas selvagens raras e dava lugar também a batalhas marítimas, nas quais a arena era cheia de água. 
O coliseu foi inaugurado com uma cerimónia na qual foram mortos cinco mil animais. 
Embora o Coliseu tenha sofrido vários tremores de terra, grande parte ainda está em pé. Apenas se encontra em ruínas uma parte exterior da construção de pedra, porque serviu de pedreira durante a Idade Média. A maior parte das pedras utilizadas na Basílica de S. Pedro, em Roma, foi retirada do Coliseu.

Bangladesh – O Templo de Ahsan Manzil

O Templo de Ahsan Manzil é um antigo palácio á beira do rio Buriganga, tendo sido a casa de vários líderes do país, sendo considerado pelos mesmos como o Versalhes dos bengales. 
Este templo tem aspecto triste, de abandonado, antigo e bastante simples pois ta datada a sua construção no século XVIII. 
Ahsan Manzil foi, anteriormente, um centro comercial francês e foi depois modificado de maneira a ser um palácio residencial entre os anos de 1859 e 1872. 
Hoje em dia, os moradores desta cidade de Daca consideram este Templo / Museu muito importante, tendo muito orgulho por fazer parte da sua cultura.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sun City

Localizado a 190 km de Joanesburgo, na região de North-West, situa-se Sun City. 
Sun City é um empreendimento turístico, desenhado no meio da inebriante selva sul-africana. A ‘City’ alberga uma série de atracções: quedas de água e praias artificiais, courts de golfe, safaris, e um vasto leque de instalações desportivas. 
O Palácio Principal da Sun City está distribuído em 338 quartos, alguns deles suites. Todos eles estão decorados com um estilo tribal e pitoresco, típico estilo sul-africano. 
Sun City é uma pérola no meio da selva.


Baku: A Jóia do Azerbeijão

Localizada nas margens do Mar Cáspio, Baku é a capital, e a maior cidade deste país. 
Esta cidade é um grande destino de férias onde os turistas podem relaxar e desfrutar nos hotéis com vista para o fabuloso Mar Cáspio, pois o clima é quente. 
Nos arredores de Baku existem inúmeros vulcões de lama e lagos de sal que chamam a atenção dos turistas. 
A Torre da Donzela é um dos principais pontos turísticos, sendo possível, depois de subir a sua escadaria, ver os seus degraus desgastados devido aos séculos de uso. Pode ver-se também, de um lado o Mar Cáspio e por outro, o labirinto das ruas estreitas desta cidade.


Angkor Wat: O Tesouro do Cambodja

Angkor Wat é um templo com bastante significado religioso, pois abrange a religião hindu e também a budista, sendo considerado como a maior estrutura religiosa alguma vez construída e também um dos templos arqueológicos mais importantes do mundo. 
Este templo tem três recintos rectangulares rodeados por um lago com 3,6Km de comprimento. Na parte exterior estão erguidas cinco torres, atingindo cerca de 42m de altura sobre o santuário e 65m sobre o solo. 
O Templo de Angkor Wat tornou-se o símbolo do Cambodja, aparecendo na sua bandeira e sendo o principal ponto turístico deste país. 
A palavra Angkor significa “capital”, já Wat significa “templo”.